sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Umuarama busca referências no Sudoeste para implantar Samu

O secretário de saúde de Umuarama, José Gonçalves Neto, foi à cidade de Pato Branco, no sudoeste, na última quinta feira para conhecer a implantação do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - naquela região.
Recepcionados pelo vice-prefeito Daniel Cattani, pelo secretário de saúde, Valmir Chiochetta e pela coordenadora regional do serviço Kelly Cristine Custódio dos Santos, o secretário José Gonçalves Neto e assessores conheceram o processo de criação do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), bem como a estruturação do serviço, desde as instalações da Central de Regulação como detalhes do concurso público, previsto para ser lançado em março. 
Na região macro noroeste do Estado, o Samu vai atender 85 municípios com uma população de 1,07 milhões de habitantes. Por enquanto, o protocolo de intenções já foi assinado pelos municípios envolvidos, mas ainda não houve a criação do consórcio que custeará o serviço. “Pretendemos apresentar o consórcio na primeira assembléia, no dia 20 de março. Até lá, vamos elaborar o consórcio e pudemos trazer bons exemplos do Ciruspar”, conta o secretário de Saúde de Umuarama.
Gonçalves elogiou a organização do processo de implantação do Samu no Sudoeste. “O que vimos foi muito positivo, pois o Sudoeste está adiantado. Queremos trazer para cá o que deu certo lá,” comentou.
O vice-prefeito de Pato Branco, Daniel Cattani, atribui o bom andamento do processo de implantação do Samu à cooperação entre os municípios do Sudoeste. “Isso mostra que estamos no caminho certo e evoluímos bastante. Esse reconhecimento se deve à integração dos 42 municípios do Sudoeste”, reforça.
Umuarama possuirá uma Central de Regulação, que esta em fase de conclusão e unidade de Pronto Atendimento. Juntamente com Gonçalves, a visita contou com a presença da coordenadora da implantação do Samu Macro Noroeste, enfermeira Viviane Herrera e o assessor jurídico Leandro Marchiani Paião.