sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Segurança terá atenção especial na EXPO-UMUARAMA

Entre as novidades está uma delegacia móvel da Polícia Civil, que usará a Expo-Umuarama como base de treinamento para a receber delegações internacionais na Copa de 2014

Há três anos consecutivos nenhum grave incidente foi registrado dentro da Expo-Umuarama. Mas nem por isso a Sociedade Rural (SRU) descuida da segurança dos milhares de visitantes que passarão pelo Parque Dario Pimenta Nóbrega, de 1º a 11 de março próximo, data da edição 2012. Mais de 300 homens entre empresa privada e policiais de várias corporações aturarão diretamente no evento. A novidade será a instalação de uma delegacia móvel da Polícia Civil, com um delegado, dois escrivães e 8 investigadores.
            A equipe vem atuando nos principais eventos do Estado e o trabalho serve como preparação para a força de segurança que o governo paranaense disponibilizará na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Todos os profissionais vêm de outras cidades. O presidente da Sociedade Rural, Junior Peres, comemorou a inclusão da Expo-Umuarama no roteiro de treinamento do grupo especial. “Se nos outros anos já tivemos um evento seguro, agora será ainda mais”, destacou.
            A SRU também tem mantido ligação direta com os comandos locais das polícias Militar e Rodoviária, Força Verde, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra para uniformizar o esquema de segurança montado exclusivamente para a Expo 2012. Os policiais contarão com o apoio de uma empresa de segurança privada, contratada pela Rural. O reforço contará com cerca de 180 homens altamente especializados. A empresa tem registro na Polícia Federal.
            Todas as entradas do parque contarão com seguranças auxiliados por equipamentos de última geração para coibir a entrada de armas de fogo. São detectores de metal, que evitam a revista dos visitantes com base em toque manual e a abertura de bolsas. “Só vamos pedir para abrir bolsas no caso de o aparelho detectar algum objetivo estranho nos utensílios”, disse Peres.
            A orientação da SRU é que os visitantes sejam recebidos com a máxima cortesia. Porém, excessos, infrações e eventuais ações criminosas serão tratadas com rigor. “Não vamos deixar que o desrespeito de alguns estrague a festa de milhares”, reforçou o presidente ruralista. “Mas estamos muito confiantes que, assim como nos anos anteriores, tudo vai acontecer de maneira muito tranqüila. A Expo-Umuarama é uma festa para a família”, frisou Peres.