sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Receita disponiliza, na sexta-feira, tutorial sobre o IR 2012

SÃO PAULO – Assim como aconteceu no ano passado, para facilitar a vida do contribuinte, a Receita Federal do Brasil disponibilizará, na sexta-feira (24), um tutorial sobre a temporada 2012 da Declaração de Ajuste Anual.
O material terá informações sobre Declaração, Pagamento, Situação da declaração e Restituição.
Além de ter acesso a instruções e tirar dúvidas sobre o IR 2012, o contribuinte poderá fazer o download dos programas necessários para preenchimento e envio da declaração, ter informações sobre Débito Automático, Calendário de Pagamento de Quotas e Instruções para pagamentos em atraso.
A ideia é concentrar todas as informações sobre Imposto de Renda e não deixá-las dispersas pelo site da Receita Federal.
PGD
Também na sexta-feira, às 8h, a Receita Federal do Brasil vai liberar o download do programa gerador do IR 2012. Normalmente o programa só ficava disponível no início da temporada, mas, numa experiência para evitar congestionamentos no sistema e facilitar a vida do contribuinte, o órgão decidiu, pela primeira vez, antecipar a liberação.
O envio do documento, no entanto, só poderá ser feito a partir do dia 1º de março e o prazo se encerra às 23h59min59seg do dia 30 de abril.
IR 2012
Este ano está obrigado a declarar o contribuinte que, no ano passado, recebeu rendimentos tributáveis acima R$ 23.499,15. Também está obrigado a declarar o contribuinte que teve receita com atividade rural superior a R$ 117.495,75.