quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Polícia Civil 22/02/2012 Operação “Big Bag” prende quadrilha que desviava fertilizantes do Porto de Paranaguá

A Polícia Civil desmantelou uma quadrilha especializada no desvio e receptação de fertilizantes oriundos de empresas que trabalham no porto de Paranaguá, no litoral do Estado. A prisão de 11 integrantes da quadrilha é resultado da operação “Big Bag”, deflagrada por policiais da 1ª Subdivisão policial (SDP), na manhã desta terça-feira (21).

Ao todo foram expedidos 14 mandados de prisão preventiva pela 2ª Vara Criminal de Paranaguá. Dentre os mandados já cumpridos estão os dos chefes da quadrilha e de dois receptadores de Castro, considerados os principais produtores rurais da região.

De acordo com o delegado Rômulo Contin Ventrella, que coordenou a operação, somente nos desvios investigados, a quadrilha gerou um prejuízo em torno de R$ 260 mil para as empresas que faziam o transporte das cargas. A polícia não descarta, entretanto, um valor superior ao contabilizado.

De acordo com a polícia, a quadrilha agia em várias regiões do Estado, principalmente na cidade de Paranaguá. Segundo as investigações, os integrantes da quadrilha aliciavam os caminhoneiros que transportavam cargas de adubos com elevado valor de mercado. Os caminhoneiros eram persuadidos a desviarem a mercadoria para receptadores de várias regiões do Estado.

Segundo o delegado-chefe da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Miguel Stadler, o “modus operandi” da quadrilha baseava-se na substituição da carga após o carregamento por outra semelhante àquela na aparência, porém de valor reduzido. A medida fazia com que o destinatário acreditasse estar recebendo o equivalente pelo produto que pagou, mas percebia o golpe somente após algum tempo, quando ficavam evidentes os resultados danosos com relação a falta de qualidade do produto.

Os principais fertilizantes desviados pela quadrilha (MAP e cloreto de potássio) eram trocados por “calcigran”, uma espécie de granulado branco com aparência muito próxima à do MAP, e por granilhas tingidas de vermelho, as quais assumem a aparência do cloreto de potássio. Os produtos substitutos possuÍam valor muito inferior ao das mercadorias desviadas.

A operação contou com o apoio de policiais civis das subdivisões de Ponta Grossa, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Denarc de Cascavel, policiais escalados na operação verão costa leste, além da Polícia Civil de Santa Catarina. Para o delegado-chefe da Divisão Policial do Interior (PDI), Julio Reis, a operação mostrou o entrosamento entre os policiais civis das várias regiões do Estado, além de significar uma grande vitória no combate a esse tipo de ação criminosa.

A seguir, a lista dos membros da quadrilha e o número de mandados de prisão preventiva expedidos contra eles.

Delmo Pereira da Silva, vulgo “Nego Delmo” – 4 mandados de prisão: PRESO
Edison Camargo de Souza, vulgo “Nego Edison” – 5 mandados de prisão: PRESO
Nilson Marques Moreira – 1 mandado de prisão: PRESO
Vicente Costa Pimentel – 1 mandado de prisão: PRESO
Paula Daniela Martins Dina – 1 mandado de prisão: PRESA
Geraldo José Lisbinski, vulgo “Rasteira” – 1 mandado de prisão: FORAGIDO
Jerônimo Martins Roberto, vulgo “Escovinha” – 1 mandado de prisão: FORAGIDO
José Vicente Sguarezi Junior: 1 mandado de prisão: FORAGIDO
Marcos Fipke – 1 mandado de prisão: PRESO
Paulo Sérgio Lima Veras – 1 mandado de prisão: PRESO
Luiz Amilton Marcondes Carneiro, vulgo “Luiz Capela” – 2 mandados de prisão: PRESO
Manoel Choji Kuribayashi – 2 mandados de prisão: PRESO
John Leonardo Petter – 2 mandados de prisão: PRESO
Roelof Petter, vulgo “Holandês” – 2 mandados de prisão: PRESO