quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Polícia Civil 22/02/2012 Divisão Policial do Interior foca em metas de redução dos índices de homicídios

A redução dos índices de criminalidade, com foco principal na queda dos números de crimes de homicídio, foi o principal tema discutido durante os encontros promovidos nesta semana, em Curitiba, pela Divisão Policial do Interior (DPI), com os delegados responsáveis pelas 20 subdivisões policiais do interior do Estado. Além de explanar as ações necessárias para atingir a meta estipuladas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a divisão realizou a entrega de 20 viaturas descaracterizadas para as subdivisões.

De acordo com o delegado-chefe da DPI, Júlio Reis, durante os encontros, que aconteceram na quarta (15) e na quinta-feira (16), foram apresentados os planos de ações traçados para o ano de 2012, destacando a busca das meta dos índices de homicídios. Segundo ele, foram repassadas algumas orientações quanto à execução das ações nas unidades policiais. “São orientações que vão desde o âmbito administrativo, passando pela gestão e controle de recursos até o plano operacional”, revela o delegado.

Segundo Júlio Reis, no campo operacional estão sendo programadas operações exclusivas da Polícia Civil, e outras em conjunto com a Polícia Militar, com o intuito de inibir a criminalidade. “Além das operações que visam o cumprimento de mandados de prisão e a apreensão de armas de fogo, o que já deve refletir positivamente nos índices, serão determinados alguns procedimentos que podem otimizar o trabalho de investigação, no sentido de identificar e localizar os eventuais autores dos crimes”, diz.

O delegado-chefe da DPI ressalta, entretanto, que a orientação é para que haja uma atenção especial na solução de crimes de tráfico de drogas, que, segundo ele, está diretamente ligado à maior parte dos assassinatos. “Haverá também um destaque para o trabalho de inteligência. Por isso, as viaturas descaracterizadas que cada uma das subdivisões está recebendo nesta semana devem acrescentar um aparato, possibilitando uma margem maior de sucesso das investigações sigilosas”, afirma.